Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


Conhecendo a hepatite viral

A hepatite viral é uma infeção do fígado causada por um de vários vírus. Os tipos mais comuns de hepatite viral são a hepatite A, hepatite B, e hepatite C. Embora todos os três tipos de hepatite possam causar sintomas semelhantes, cada vírus é disseminado de diferentes maneiras. 

Como se transmite a hepatite viral? 

• Hepatite A é geralmente transmitida quando uma pessoa ingere matéria fecal, mesmo que em quantidades microscópicas, de uma pessoa infetada. Durante as relações sexuais, a hepatite A pode ser transmitida através do contato oral/anal direto ou contato com os dedos ou objetos que estiveram perto do ânus de uma pessoa infetada. A hepatite A também pode ser transmitida através de alimentos ou água contaminados, ocorrendo mais frequentemente em países onde a hepatite A é comum. 
• Hepatite B é transmitida quando os fluidos corporais, tais como sêmen ou sangue de uma pessoa infetada com o vírus da Hepatite B entra no corpo de alguém que não está infetado. O vírus da hepatite B é 50 a 100 vezes mais infeccioso do que o HIV e é facilmente transmitido durante a atividade sexual. A hepatite B também pode ser transmitida através de compartilhamento de agulhas, seringas ou outros equipamentos usados para injetar drogas. 
• A hepatite C é transmitida através do contato com o sangue de uma pessoa infetada, principalmente por meio de compartilhamento de agulhas, seringas ou outros equipamentos de drogas injetáveis. A hepatite C também pode ser transmitida quando tatuagens e piercings são efetuados em ambientes informais ou com instrumentos não esterilizados. Apesar de incomum, a hepatite C também pode ser transmitida através do contato sexual. Ter uma doença sexualmente transmissível como o HIV, sexo com múltiplos parceiros, ou sexo violento, parece aumentar o risco de uma pessoa em contrair a hepatite C.