Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


O que é a hepatite A

Hepatite é um termo geral que identifica uma inflamação do fígado que pode ser causada por uma variedade de vírus diferentes, tais como hepatite A, B, C, D e E. Uma vez que o desenvolvimento de icterícia é uma característica da doença de fígado, o diagnóstico correto apenas pode ser efetuado testando os soros de pacientes quanto à presença de anticorpos.anti-virais específicos.

A hepatite A, uma das doenças mais antigas e conhecidas na humanidade, é uma doença auto-limitada que resulta em hepatite fulminante e morte em apenas uma pequena proporção de pacientes. No entanto, é uma importante causa de morbidade e de perdas socioeconômicas em muitas partes do mundo.
Transmissão do HAV é tipicamente promovida através da via fecal-oral.

As infeções ocorrem no início da vida em áreas onde o saneamento é deficiente e as condições de vida são deficitárias. Com a melhoria do saneamento e higiene, as infeções diminuíram e, consequentemente, o número de pessoas suscetíveis à doença diminuiu.
Sob certas condições, as epidemias explosivas podem surgir a partir de contaminação fecal de uma única fonte. 

Hepatite A foi chamada anteriormente de hepatite infeciosa, epidemia de hepatite, epidemia icterícia, icterícia catarral e hepatite tipo A,

A hepatite A é causada por infeção com o vírus da hepatite A (HAV), identificado pela primeira vez por microscopia eletrônica em 1973.
O vírus interfere com as funções do fígado, enquanto replica em hepatócitos. O sistema imunológico do indivíduo é então ativado para produzir uma reação específica para o combater e, possivelmente, eliminar o agente infecioso. Como consequência do dano patológico, o fígado torna-se inflamado.
HAV é transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral.

Como HAV é abundantemente excretado nas fezes e podem sobreviver no ambiente por longos períodos de tempo, normalmente é adquirido pela ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes. Propagação direta de pessoa a pessoa é comum em locais com condições higiénicas pobres.
Ocasionalmente, HAV também é adquirido através do contato sexual (anal-oral) e transfusões de sangue.
Pessoas que nunca contraíram HAV e que não são vacinadas contra a hepatite A, estão em risco de infeção.
Os fatores de risco para a infecção pelo HAV estão relacionados com a resistência de HAV ao meio ambiente como falta de saneamento em grandes áreas do mundo. Em áreas onde HAV é altamente endêmico, a maioria das infeções HAV ocorrem durante a primeira infância.
O vírus está presente em todo o mundo, e o risco de infeção é inversamente proporcional ao nível do saneamento e higiene pessoal.

Nos países em desenvolvimento, com precárias condições de higiene, quase todas as crianças são infectadas com HAV antes da idade de 9 anos. Há subestimação substancial de casos de hepatite Nessas áreas, as infeções HAV em crianças são na sua maioria assintomáticas e, portanto, não reconhecidas.
Na maioria dos países desenvolvidos, é pouco provável ocorrer transmissão HAV endémica.