Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


O que é a hepatite B

A hepatite B é um vírus transmitido através do sangue. Ele entra no corpo através da exposição direta de sangue e através do contato sexual. Em menos de 5% dos adultos infetados com HBV torna-se crônica e mantêm a infeção pelo HBV por mais de seis meses. Para crianças que sejam infectadas com o HBV no nascimento, ou crianças jovens, o risco de se tornarem cronicamente infetadas pode ser tão alto quanto 90%, a menos que haja intervenção no nascimento com a vacina HBV infantil e IGHB. Em todo o mundo cerca de 2 bilhões de pessoas foram infetadas e entre 400 e 800 milhões estão cronicamente infetadas com Hepatite B, sendo que quase 25% destas pessoas também têm hepatite C crônica, e como consequência podem desenvolver lesão hepática grave. Complicações decorrentes da hepatite B são a 10 ª maior causa de morte no mundo. Hepatite B é responsável por até 70% de todos os casos de câncer de fígado em todo o mundo. Em 2009, nos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimou-se que 38.000 americanos foram infetados com o HBV. Também se estima que entre 2 e 3 milhões de americanos têm hepatite B crônica, dos quais 65% não sabem que a têm. Asiáticos e imigrantes de outras áreas do mundo onde a hepatite B é endêmica têm taxas mais altas de infeção; mas são infetados no nascimento ou enquanto crianças. Por exemplo, 1 em cada 8 americanos vietnamitas; 1 em cada 10 americanos chineses e 1 em cada 12 coreanos americanos deverão estar infetados com hepatite B crónica.
A Agência de Saúde Pública do Canadá estima que entre 0,7 e 0,9 por cento da população do Canadá é cronicamente infetada pelo HBV. Cerca de cinco por cento de pessoas no Canadá tiveram hepatite B em algum momento de suas vidas. Em 2008, a taxa relatada global da infeção por hepatite B aguda no Canadá foi de 0,74 (indivíduos infetados) por 100.000 pessoas que vivem no Canadá. A maior parte das pessoas infetadas com o HBV não apresentam sintomas e levam uma vida normal. No entanto, em cerca de 25% dos casos de Hepatite B podem surgir sérios danos no fígado, incluindo a fibrose e cirrose, geralmente ao longo de vários anos ou décadas. Em casos graves, a hepatite B pode levar à insuficiência hepática, câncer de fígado e morte. Existe disponível uma vacina eficaz para prevenir a HBV. Também existem vários tratamentos que podem ajudar a controlar a infeção crônica por HBV e retardar ou parar a progressão da hepatite B.