Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


Prevenção e tratamento da hepatite A

Prevenir a hepatite A

A hepatite A pode ser prevenida pela utilização da vacina específica contra o vírus A1. Entretanto, a melhor estratégia de prevenção desta hepatite inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e das medidas educacionais de higiene.

Tratamento da hepatite A

O repouso é considerado medida imposta pela própria condição do paciente.
A utilização de dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é de uso popular, porém seu maior benefício é ser de melhor digestão para o paciente anorético. De forma prática, deve ser recomendado que o próprio indivíduo doente defina sua dieta de acordo com seu apetite e aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingesta de álcool. Esta restrição deve ser mantida por um período mínimo de seis meses e preferencialmente de um ano.


Sintomas da hepatite A

Se você tiver hepatite A, você terá uma inflamação no fígado que é causada por um vírus. Você nem sempre terá sintomas, mas quando rxitem estes incluem:
- Icterícia (olhos e pele amarelados, urina escura);
- Dor no abdómen;
- Perda de apetite;
- Náuseas;
- Febre;
- Diarreia;
- Fadiga;
As crianças que contraem hepatite A normalmente apresentam poucos sintomas.
Você pode transmite o vírus da hepatite durante cerca de 2 semanas antes de os sintomas aparecerem e durante a primeira semana em que eles aparecem, mesmo se você não tenha nenhum sintoma.