Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


Diagnóstico e cura da hepatite A

Em termos de Diagnóstico o prognóstico para hepatite A é excelente e a evolução resulta em recuperação completa.
A ocorrência de hepatite fulminante é inferior a 0,1% dos casos ictéricos. Não existem casos de hepatite crônica pelo HAV.
A doença pode ocorrer de forma esporádica ou em surtos e, devido à maioria dos casos cursar sem icterícia e com sinais e sintomas pouco específicos, pode passar na maioria das vezes despercebida, favorecendo a não identificação da fonte de infecção.
Nos pacientes sintomáticos, o período de doença se caracteriza pela presença de colúria, hipocolia fecal e icterícia. A freqüência da manifestação ictérica aumenta de acordo com a faixa etária, variando de 5 a 10% em menores de 6 anos e chegando até 70-80% nos adultos.
O diagnóstico específico de hepatite A aguda é confirmado, de modo rotineiro, por meio da detecção de anticorpos anti-HAV da classe IgM. A detecção de anticorpos da classe IgG não permite diferenciar se a infecção é aguda ou trata-se de infecção pregressa. Em surtos, pode-se confirmar a hepatite A também por vínculo epidemiológico, depois que um ou dois casos apresentaram anticorpos anti-HAV da classe IgM.


Vírus da hepatite A

O vírus da hepatite A é encontrado principalmente nas fezes e sangue de uma pessoa infectada. Os sintomas ocorrem durante a primeira semana de doença.
Você pode pegar hepatite A se:
• Comer alimentos ou beber água que foi contaminada por fezes contendo o vírus da hepatite A. Frutas, legumes, marisco, gelo e água são fontes comuns da doença.
• Você entra em contato com as fezes ou sangue de uma pessoa que atualmente tem a doença.
• Uma pessoa com hepatite A passa o vírus para um objeto ou alimento devido à má lavagem das mãos após usar o banheiro.
• Você participar em práticas sexuais que envolvem o contato oral-anal.

Nem todas as pessoas apresentam sintomas quando estão infectadas com hepatite A. Muitas pessoas infectadas não são diagnosticadas comhepatite A.
Os fatores de risco para contrair hepatite A incluem:
• Viagens ao exterior, especialmente para a Ásia ou América do  Sul ou América Central;
• Uso de drogas;
• Viver numa casa de repouso;

• Trabalhar em cuidados de saúde, em manejo de comida, ou na indústria das águas sanitárias.