Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


Hepatite

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento normal. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes tipos de vírus. Cada uma recebe no nome a letra correspondente ao vírus que a originou: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D, hepatite E. As hepatites podem ser diferentes na forma de transmissão e nos danos que causam à saúde.
Na maioria dos casos, não existem sintomas e a hepatite passa despercebida. Em alguns casos, ocorrem fadiga,  falta de apetite, enjôo, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas. A hepatite B pode se desenvolver de duas formas, aguda e crônica. A aguda é quando a infecção tem curta duração. Os profissionais de saúde consideram a forma crônica quando a doença dura mais de seis meses.  Quando crônicas, algumas hepatites podem causar  cirrose e até mesmo câncer de fígado em adultos. Os sintomas não são facilmente detectados e podem demorar muitos anos para se manifestar. Nos casos de  doença hepática avançada, os sintomas mais comuns  são ascite (barriga d’água), inchaço e confusão mental. A hepatite é considerada uma doença sexualmente transmissível - DST. O principal meio de transmissão é a relação sexual sem camisinha. Também é transmitida pelo sangue contaminado e da mãe portadora para o filho. O vírus B está presente no sangue, no esperma e na secreção vaginal. Entre as causas estão:
  • Por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;
  • Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; 
  • Ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar,  escovas de dente,  alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings;
  • Por transfusão de sangue contaminado.