Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


Medidas de Controle da Hepatite A

A melhor forma de prevenir a hepatite A é a implementação de medidas sanitárias e de higiene pessoal. A resistência do vírus da hepatite A no ambiente é relativamente alta.
Alguns estudos demonstraram experimentalmente a capacidade infectante do HAV em água e solos contaminados, após 3 meses a 25°C. Permanece viável por vários anos a -70°C e até 1 hora em temperatura entre 37° C e 60°C, sendo inativado pela fervura por 1 minuto. É resistente aos desinfetantes de superfície mais comuns, como o éter e os detergentes nãoiônicos; porém, perde a infectividade quando exposto ao formaldeído (0.25%) por 72 horas, ao cloro (1 mg/ml) por 30 minutos e à radiação ultravioleta.
O vírus da hepatite A sobrevive durante 4 semanas na superfície dos objetos, devendo dar-se prioridade ao hábito de lavar as mãos antes das refeições ou antes de preparar e manipular os alimentos. A maior concentração de vírus nas fezes surge na fase mais tardia do período de incubação e no período inicial da fase prodrômica, pelo que a restrição de locomoção deve ficar a critério médico e indicadores epidemiológicos locais, sendo que o MS recomenda um período mínimo de sete dias de afastamento.