Informação sobre hepatite, causas, sintomas e tratamento da hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E, hepatite aguda e crônica.


Medidas de Controle da hepatite E

O virus HEV ocorre principalmente em países com infra-estruturas de saneamento básico precárias. As medidas de controle incluem a notificação de surtos e os cuidados com o paciente. A notificação é importante para que se desencadeie a investigação das fontes comuns e o controle da transmissão por meio de medidas preventivas.
Os cuidados com o paciente incluem o afastamento do mesmo das atividades normais (se criança, isolamento e afastamento da creche, pré-escola ou escola) durante as primeiras duas semanas da doença e a máxima higiene, com desinfecção de objetos, limpeza de bancadas e do chão, utilizando cloro ou água sanitária. As medidas preventivas incluem:
  • Educação da população quanto às boas práticas de higiene, com ênfase na lavagem das mãos após o uso do banheiro, na preparação de alimentos e antes de se alimentar;
  • Medidas de saneamento básico com água e esgoto tratados;
  • Orientação das creches, pré-escolas e instituições fechadas para adoção de medidas rigorosas de higiene, como lavagem das mãos ao efetuar trocas de fraldas, no preparo dos alimentos e antes de comer, além da desinfecção de objetos, bancadas, chão, etc.
Até ao momento não existem imunobiológicos eficientes e disponíveis para o controle da hepatite E.
Como na hepatite A, a melhor estratégia de prevenção da hepatite E inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene pessoal. A maioria dos casos evolui para a cura, sendo necessária a hospitalização dos casos mais graves, mais frequentes entre gestantes. A recuperação é completa, e o vírus totalmente eliminado do organismo.